Dia da Consciência Negra: CBF implementa gesto contra o racismo em Brasil x Uruguai

Brasil e Uruguai se enfrentam nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 21h45 (horário de Brasília). A partida marcará a adoção do protocolo da FIFA contra atos racistas.

O gesto consiste no cruzamento dos braços em frente ao peito, e os jogadores poderão usá-lo para sinalizar ao árbitro caso estejam sendo alvo de abuso racial. O árbitro, então, iniciará um procedimento que pode passar por três etapas: interrupção da partida, suspensão do jogo e, em última instância, abandono do evento.

O gesto dos “braços cruzados”, como sinalização de abusos racistas, foi incorporado ao protocolo do futebol mundial em agosto de 2024, durante a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, na Colômbia. Três meses depois, a CBF começa a aplicar a ação em todos os níveis do futebol no Brasil.

Os jogadores da Seleção Brasileira, a comissão técnica e a equipe de arbitragem em Salvador foram informados sobre os detalhes do gesto. Os torcedores presentes na Fonte Nova também serão comunicados através de anúncios no estádio. A partir de 5 de novembro, a CONMEBOL anunciou que a medida será implementada em todas as partidas organizadas pela confederação.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, faz gesto o gesto antirracismo