Vini Jr se manifesta e envia mensagem para racistas: “Eles vão ter medo de falar”

A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira (19), às 21h45 (de Brasília), contra o Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Na véspera do Dia da Consciência Negra, Vini Jr, atacante do Real Madrid e uma das apostas de Dorival Júnior para o confronto contra a Celeste, falou sobre sua luta no combate ao racismo em entrevista à “CBF TV”.

  • Eu sei da minha importância, mas sempre digo que é uma luta de todos, porque sozinho não tenho como combater tudo o que os negros vêm sofrendo. Porém, eu sei do meu tamanho, da força que tenho, da minha voz, e posso falar por todas aquelas pessoas que não têm força, que têm medo, ou que passam por tantas dificuldades e nem sempre são acreditadas. Fico muito feliz em poder ajudar e continuar firme e forte nessa luta, junto com todos os jogadores e pessoas que estão ao nosso lado – disse Vini Jr.
  • Sempre podemos melhorar, e acredito que estamos no caminho certo. Jogo na Espanha, onde sofri tanto e, às vezes, ainda sofro, mas é claro que isso tem diminuído com a ajuda dos clubes e das pessoas que estão fazendo de tudo para combater o racismo, como a CBF tem feito – acrescentou.
  • Tem sido algo muito importante, porque nos últimos três meses conseguimos colocar três ou quatro pessoas na cadeia e fazer com que pagassem pelos crimes que cometeram. Isso ajuda a reduzir o problema, pois até os racistas terão medo de se manifestar, sabendo que estão sendo monitorados. Isso vai impactar outras pessoas também, que começarão a agir de forma diferente – finalizou o atacante da Seleção Brasileira.

Torcedores do Atlético de Madrid que promoveram racismo contra Vini Jr são detidos

Vini Jr. em ação pelo Real Madrid contra o Borussia Dortmund

De acordo com o jornal espanhol “As”, no final de outubro deste ano, quatro torcedores do Atlético de Madrid foram detidos pela Polícia Nacional da Espanha por incitação ao ódio e racismo contra Vini Jr. O atacante brasileiro do Real Madrid foi alvo de uma campanha nas redes sociais antes do clássico entre os rivais da capital, válido por La Liga.

O posicionamento antirracista de Vini Jr. tem grande impacto. Embora não seja o primeiro atleta negro a sofrer racismo no futebol, sua postura pública, representando o maior clube de futebol do mundo, torna sua atitude ainda mais admirável.

As ações de Vinícius têm gerado efeitos positivos na sociedade, embora o progresso ainda seja pequeno. Ao longo deste ano, torcedores do Atlético de Madrid e do Valência foram condenados pela Justiça após proferirem insultos racistas contra o brasileiro.